Aplicativo para Android CrimeAlert é uma rede social para auxiliar na segurança urbana

Aplicativo para Android CrimeAlert é uma rede social para auxiliar na segurança urbana

Já se imaginou em um local desconhecido?. Não bate aquele medo e não seria interessante se você pudesse saber em tempo real se no local costuma acontecer assaltos, roubos, etc? Já pensou em comprar seu imóvel novo, mas antes de tudo saber se nas vizinhanças não acontecem incidentes que possam te prejudicar? Bem, agora você pode saber de tudo isso e muito mais.

Está disponível um novo aplicativo para auxilar as pessoas nas cidades urbanas. Com ele o usuário pode consultar, em tempo real, informações sobre a segurança do local onde se encontra. Funcionando como uma rede social, o aplicativo iSafe é uma ferramenta muito eficaz para dar poder ao usuário de compreender o ambiente em que se encontra.

Quem nunca ficou com receio ao chegar em um local e não saber se está seguro?. Ultimamente com a violência nas cidades é muito interessante um aplicativo que apresente na hora informações a criminalidade. Isso te dará tempo para proteger você e a sua família.

Conversamos com o desenvolvedor e ele disse que a motivação para a criação aplicativo foi que ao viajar certa vez para o Rio de Janeiro ele se sentiu inseguro no local onde estava. “Eu fui prestar um concurso público em um local que não conhecia e como sou formado em Ciência da Computação pensei em criar uma ferramenta ferramenta que monitora-se o local 24h por dia”.

Os dados sobre criminalidade foram coletados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e são fontes oficiais. Mas o aplicativo funciona também de forma colaborativa. Os internautas podem cadastrar novos incidentes que podem ser crimes, inundações, danos ao patrimônio, etc. Ao abrir o aplicativo ele já mostra na hora se o local é seguro ou não. Se o local for seguro, um circulo verde aparece sob um ícone que representa um guarda de rua. Caso o local tenha incidentes mas que podem ser ainda ignorados o circulo se torna amarelo, em um sinal de atenção. Caso o local tenha muitos incidentes, então o circulo se torna vermelho.

Mas o mais interessante é que o usuário não precisa ficar verficando o tempo todo o local. Uma vez com o aplicativo aberto, basta deixa-lo em “background”, isto é, você pode colocar outro aplicativo ou ouvir suas músicas preferidas (desde que não feche o aplicativo) e uma voz irá lhe alertar cada vez que ele sair ou entrar em uma área perigosa.

Essa funcionalidade é muito útil a ciclistas que percorrem grandes áreas ouvindo música com fones de ouvido. Basta deixar o aplicativo em plano de fundo e ele vai ter alertar automaticamente. Existe uma resolução da ONU que diz que o bem estar das pessoas estar relacionado intimamente com a sua persepção de segurança.

Esta é uma iniciativa que está intimamente relacionada com a cidadania digital. Baixe o aplicativo clicando na imagem acima ou através do site https://www.crimealert.com.br . Basta fazer um cadastro com seu e-mail e uma senha e pronto. Disponível somente para Android.

Richard Valdivia

Richard Valdivia

Mestre pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É editor e redator desde 2014 de diversos canais na internet. Entusiasta de novas tecnologias, mídias sociais e empreendedor digital. Nômade Digital na prática, está sempre em busca de novos desafios, como programar para plataformas emergentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *